Última página

Respostas: 12 - Visitas: 224

-Capitão-Cello-Rick: Fala galera. Em 2019 ganhei as eleições para o conselho de usuários da Tim da região sudeste, agora após 2 anos de reuniões, apresentações e informações passadas pela TIM e pela ABATEL, pense duas vezes antes de criticar uma operadora, você pensa mesmo que uma empresa quer ter sua marca associada a problemas de qualidade? Lá dentro eu pude perceber o quanto a Tim (e também outras operadoras já que eh comentado e feito comparativos) atua para melhorar o serviço na questão de qualidade e custo, mas a Anatel e o governo em geral dificulta muito, vocês tem ideia de quanta coisa eh preciso pra uma operadora colocar uma antena numa região? Não gasta por exemplo eu ligar aqui pra Tim e falar que libero parte do meu terreno pra Tim instalar uma torre, eu pago o IPTU, pago todos os impostos que o governo me rouba mas não posso simplesmente colocar uma antena de uma operadora aqui, a operadora precisa de autorização do governo, prefeitura, Anatel, órgãos ambientais, Procon, do sol... E claro, eles não afirmam, mas sabemos que até uma propina tem que rolar e dependendo do local, como as favelas, eles precisam de autorização dos traficantes, autorização que vem mediante pagamentos. Se não acreditam, veja o exemplo do 5G que as operadoras já estão com projeto pronto e a licitação que era pra ocorrer em 2018 só aconteceu agora em 2022.
27-05-22 - 07:52:57

-Faell: Em várias situações eu compreendo que o governo tem culpa, mas as operadoras precisam rever algumas de suas estrategias. Um exemplo é a reciclagem de número. Hoje em dia as pessoas vem colocando créditos cada vez menos, pois a necessidade em se fazer ligações "comuns" e envio de SMS é muito pequena. O problema é que após um tempo cancelam o número e rapidamente o reciclam, isso vem gerando inúmeros transtornos e problemas de segurança, pois alguém compra um chip novo, mas pode pegar um número reciclado e acabar tendo acesso ao WhatsApp (vem acontecendo com muita frequência), Telegram e vários serviços que utilizam códigos SMS para validar autenticação. Um número cancelado deveria ficar uns 5 anos desativado. Se eu tiver algum problema de saúde ou algo do tipo e ficar uns 6 meses sem recarregar, há grandes chances de perder meu número e eu só descobrir o estrago após me recuperar. Outra coisa horrível, pelo menos na Claro, é ficar abrindo aquela mensagem em um modal no celular com um botão pra cancelar e um pra assinar, mas essas mensagens aparecem com frequência e de forma aleatória, então as vezes estamos mexendo no celular e acabamos clicando sem querer em assinar. Pra quem usa Claro, deve saber da mensagem que estou falando, ela faz parte do Menu Claro e aparecem mesmo desativando as notificações. Tem várias melhorias que as operadoras vem realizando, a Claro, por exemplo, tem um portão com cursos gratuitos e com acesso também gratuito mesmo sem plano de internet. A Claro tem também os pontos de acesso wifi espalhados na rua que embora o acesso de forma gratuita seja limitado, já é o suficiente para "quebrar um galho" em um momento de urgência. Bom, não vou nem reclamar do telemarketing, pois a vida dos operadores já é bem sofrida devido as pressões, altas cobranças, estresse, geralmente trabalham 6 dias na semana e sem dia de folga fixo, além do salario incompatível com o que merecem, então vou deixar passar os serviços ruins do telemarketing.
29-05-22 - 03:08:46

-Capitão-Cello-Rick: A operadora pode desativar seu número após 3 meses sem uso e oferecer pra outro cliente após 6 meses. Regras da Anatel, mas normalmente eles levam 1 anos ou mais pra liberar o número pra outro cliente. Sobre a recuperação de senhas e outras coisas não eh tão simples assim. Se você ficar 6 meses sem acessar o WhatsApp você vai ser desconectado de todos os grupos, logo quando alguém utilizar seu número não terá acesso nem a seus grupos, histórico de mensagens só terá acesso caso a pessoa tenha seu usuário e senha do Google, recuperar dados do nubank por exemplo, não adianta só colocar o número, a pessoa terá que saber seu CPF, e como ela saberá o seu CPF se ela nem se quer sabe de quem foi o número antes dela utilizar? Enfim, nessas questões, não vejo erro das operadoras, e sobre a Claro oferecer coisas grátis, ela faz por conta própria, sem a Anatel obrigar.
12-06-22 - 08:21:26

-Faell: Sobre a Claro, esta nítido que eu elogiei a ação dela própria, justamente por isso eu não mencionei a Anatel em nenhum momento a respeito dos benefícios que a Claro oferece. Você esta completamente equivocado. Sendo regras da Anatel ou não, esse tempo de cancelamento e reciclagem de número é extremamente pequeno, alias, se você acha que 6 meses é suficiente para evitar incômodos e golpes, novamente vejo que esta equivocado. A pessoa não precisa ter acesso ao seu histórico para saber que alguém usava tal número de WhatsApp. Muitas pessoas tem o número cancelado, mas continuam utilizando o WhatsApp, pois estão logadas nele, então basta alguém instalar e receberá mensagens futuras. Não se trata de achar que isso acontece, mas sim de uma afirmação que isso acontece, visto que já li e também presenciei diversas situações assim, em especial na última semana com minha tia. Muita inocência achar que uma pessoa de má fé não terá possibilidades de conseguir acesso a contas da pessoa, pelo simples fato de não possuir o CPF ou usuário e senha do e-mail, quando na verdade boa parte dos usuários são leigos e suas contas estão atreladas ao número de celular, ou seja, com um pouco de trabalho, o individuo pode sim conseguir acesso a inúmeras contas e dados pessoais alheios. Você esta enxergando a situação de uma forma totalmente rasa e leiga, além de aparentemente tentar passar a mão na cabeça das operadoras. Cancelamento em 3 meses e reciclagem em 6, é um tempo ridículo de curto. O mundo mudou, hoje um número de celular pode ter um peso igual ou até maior do que um CPF, por exemplo. Em contrapartida, os golpes também evoluíram muito, estão muito mais sofisticados. Tenho um chip que comprei há 2 anos, sem que eu faça nada, já descobri o nome completo da antiga dona, algumas lojas em que ela comprava e ate parte do CPF, essas informações obtive de forma totalmente passiva, justamente pelo que mencionei anteriormente, de muitos serviços serem atrelados ao número da pessoa atualmente. Quer um exemplo ridículo de simples para tentar descobrir alguma informação do número de alguém desconhecido? basta ir no Facebook, por exemplo, digitar o número dela e clicar em entrar, se ela tiver conta, já vai mostrar o nome e foto (novamente repito, esse é um exemplo extremamente simples, os golpes hoje em dia vão muito além disso). "Normalmente levam 1 ano ou mais para liberar o número para outro cliente..." continua sendo um tempo curto dada a importância de um número nos dias de hoje, mas esta bem iludido quanto ao tempo. O número é tão importante, que tem sido cada vez mais comum os golpes que envolvem roubo da linha e com base nisso muitos criminosos costumam conseguir até mesmo acesso a contas de bancos, basta realizar uma rápida pesquisa e vera o quanto isso vem acontecendo. Os números deveriam sim ficar no minimo 3 anos inativos, preferencialmente 5 anos. Pode ser muito trabalhoso realizar a mudança de número em todos os lugares em que ele é usado...se o número não for reciclado, eu posso ter dificuldades em reaver os serviços, mas pelo menos eu sei que os bandidos terão um trabalho ainda maior.
12-06-22 - 20:48:17

-Capitão-Cello-Rick: A questão do roubo de linha, foge ao tema inicial que eh sobre a pessoa perder o número, mas interessante você comentar isso pois foi a informação que pedi que a Tim passasse na próxima reunião dia 19 de agosto, qual a precaução que a Tim toma para que funcionários não transfiram seu número pra outra pessoa num resgate de número (resgate, aquele onde a pessoa perde o chip físico e precisa pegar outro com o mesmo número, não em caso de perder a linha). rnSobre a questão de a pessoa perder o número e continuar com ele ativo no whatsapp, sei que acontece, inclusive tem uma pessoa que converso pelo whatsapp e essa pessoa já perdeu a linha a quase 1 ano e sempre falo que ela vai acabar perdendo o WhatsApp a qualquer momento pois a operadora vai acabar vendendo esse número pra outra pessoa, mas nesse caso e também no caso da pessoa não alterar o número atrelado a ela em lojas, contas bancárias, Facebook etc vejo como mais um erro do usuário do que a um erro da operadora, o usuário perdeu o número ao meu ver não deveria mais contar com esse número, então tem que já trocar nos sites esse número antigo e atualizar para o novo, você está apenas terceirizando seu erro. Como você fica 1 ano sem o chip e continua normalmente acessando por exemplo a sua conta do Google, toda vez que faz login em outros dispositivos, ele pede pra você confirmar que eh você mesmo, aí você não clica em alterar número, toda vez fica clicando em outra forma de confirmação e deixa o número velho lá no site?
14-06-22 - 06:43:15

Mais»
1/3

Pular para página:


Página principal>Forum>Celulares
>Celulares>Operadora ruim? Culpa da Anate